segunda-feira, 4 de abril de 2011

Snowbreeze e Jailbreak do iOS 4.3

Coisa que demorei um pouco a entender foi que o iPhone 3Gs (excelente em relação até ao 4) podia também receber o iOS 4.0, 4.1, 4.2 e 4.3. O boot demora um pouco mais, no entanto o sistema é estável e aceita mais aplicativos a partir do Cydia e derivados.

Coloquei (por ignorância) o iOS 4.3. É quase a última versão, e não existe ainda o desbloqueio "untethered", como já dissemos em posts anteriores. O "bicho", depois do iOS 4.3, não volta (downgrade) para trás, senão pelo desbloqueio (jailbreak), mudança de firmware nas configurações, e novo processo com as ferramentas existentes (snowbreeze, greenpoison).

A procura do snowbreeze correto

O snowbreeze tem várias versões, e a correta para o iOS 4.3 é a 2.3b4. Anota aí. Ele precisa do iBooty versão 2.2. Este é o conjunto correto.

Anotou ? Não vai tentar outros não, pois nós penamos tentando. Guardamos este programa cuidadosamente e ainda gravamos em CD.

"Tretando" o sistema operacional

Procure na Internet o iOS 4.3 com o seguinte termo no Google:

iOS 4.3 firmware

Aproveite este artigo, porque o que tem por aí pode ser correto, mas não se destaca o importante, e nem se ajuda ao "infeliz" proprietário do iPhone a achar as coisas.

Este firmware é uma imagem do sistema operacional com boot, sistema de arquivos, drives de dispositivos, etc. Pode ser que você ache um já pronto, no entanto a ferramenta snowbreeze faz a "treta" no sistema original, da Apple mesmo.

O que o snowbreeze faz

Em rápidas palavras, ele "injeta" um boot que não depende do iTunes, e também inclui o Cydia, como se o usuário o tivesse feito. E com o Cydia, adeus "delírios" de Steve Jobs.

A "cara" do snowbreeze


Eis o "bichinho". Clique em OK:


 Feche esta tela clicando em "Close Credits".


Eis a tela que confirma a versão de iOS 4.3. Clique na seta com fundo azul, embaixo à direita:


Não use o link apresentado para baixar o sistema (IPSW), pois ele pode ter sido desativado. Já dissemos para você baixá-lo antes. Use o botão browse para selecionar o iOS que você já baixou. O programa vai identificá-lo:


Ele confere o firmware. Novamente chamamos a atenção para o fato de que não adianta tentar fazer esta versão forçar a identificação de versões anteriores do iOS. Você vai passar raiva atoa. Feita a identificação:


No caso do 3GS, escolhi "New-bootrom", que é um tipo de boot característico de modelos de 2009 para cá. Ele confirma, mais uma vez::


O programa é "prá lá" de bem feito. Clique na seta de fundo azul:


Use o "Simple Mode", pois é o mínimo para sermos felizes. Colocou o "Cydia", "tá ótimo":


Ele faz esta pergunta "boba". Quem não vai querer ativar ? Pressione o "Sim":


Começa a "festa". Ele extrai a imagem do sistema, que é um sistema de arquivos compactado, e vai tratá-lo. Eis o momento da libertação: Ele mostra a mensagem "Adding Cydia".


Sim, agora o CLIENTE, que comprou "a justo dinheiro" um aparelho, tem o direito de usá-lo em seu potencial, livremente, pegando produtos feitos para aproveitar as características técnicas que ele dispõe. Por que o CLIENTE não poderia usufruir de programas desenvolvidos pela comunidade que comprou e usa este Smartphone ? Existem numerosos pacotes no mercado, de desenvolvedores, mas a Apple quer exigir que eles se licenciem (na sua cabeça capitalista) e dêem participação aos seus cofres. Por que ?

Finalmente

Nenhum comentário:

Postar um comentário