Uma empresa mexicana, de nome ifone (contração de internet fone), já opera no mercado de telefonia desde 2003. Você pode encontrá-la no site www.ifone.com.mx. Pasme, mas ela existe com este nome.
Pois bem, em 2009 o iPhone da Apple foi lançado. A pronúncia de ambos é a mesma ("aifone"). A empresa mexicana acionou judicialmente a Apple neste mesmo ano de 2009. Devido ao poder econômico da empresa americana, e ao extremo preconceito dos americanos em relação aos mexicanos, o processo se arrastou.
Mas agora um tribunal Mexicano deu ganho de causa à empresa mexicana. O critério de data sempre prevaleceu para casos de propriedade industrial de uma ideia. E fica também a dúvida sobre a intenção da Apple. Pelas contas, já existia o nome iFone seis anos antes do lançamento do iPhone, e já era tempo suficiente para a marca estar gravada foneticamente na cabeça dos americanos e mexicanos.
E vocês acham que Steve Jobs iria pesquisar se o nome já existia ? Ele era por demais "brilhante" para admitir que uma ideia sua pudesse existir.
Fica a nossa surpresa e admiração diante de uma coisa como esta. E o pior que este nome já se transformou em algo muito conhecido, inclusive para registro histórico. No entanto, a lei é a lei.
Nenhum comentário:
Postar um comentário