Bibliotecas
//import android.app.Activity;
//import android.app.AlertDialog;
import android.app.*;
//import android.content.DialogInterface;
//import android.content.DialogInterface.OnClickListener;
import android.content.*;
import android.content.DialogInterface.OnClickListener;
import android.os.Bundle;
//import android.view.Menu;
//import android.view.View;
import android.view.*;
//import android.widget.Button;
//import android.widget.Toast;
import android.widget.*;
Atividade Principal (Ação principal)
Esta é a declaração default de MainActivity de uma aplicação Android
public class MainActivity extends Activity {
private Button myButton;
@Override
public void onCreate(Bundle savedInstanceState) {
super.onCreate(savedInstanceState);
setContentView(R.layout.activity_main);
}
@Override
public boolean onCreateOptionsMenu(Menu menu) {
getMenuInflater().inflate(R.menu.activity_main, menu);
return true;
}
// Outros métodos
}
Colocação de um botão
Na paleta de Form widgets selecionamos o Botão com o mouse e arrastamos para o Formulário. Damos a ele o Id de button1, e alteramos seu texto para "ClickMe".
O método PopIt
Como se trata de uma aplicação Java, cuja característica é a de provocar a escrita de muito código, vamos aproveitar um código que equivale a um Prompt (javascript) ou MessageBox (VBscript). Este código deverá ser utilizado para mensagens com opção de prosseguir e sair:
public void PopIt( String title, String message ){
new AlertDialog.Builder(this)
.setTitle( title )
.setMessage( message )
.setPositiveButton("YES", new OnClickListener() {
public void onClick(DialogInterface arg0, int arg1) {
//do stuff onclick of YES
finish();
}
})
.setNegativeButton("NO", new OnClickListener() {
public void onClick(DialogInterface arg0, int arg1) {
//do stuff onclick of CANCEL
Toast.makeText(getBaseContext(), "You touched CANCEL", Toast.LENGTH_SHORT).show();
}
}).show();
}
Se você deseja escrever em Java, acostume-se com esta quantidade de código, ou então desista.
Declarando o evento do botão
public void ClickBotao(View v){
PopIt("Exit Application", "Are you sure you want to exit?");
}
O evento de Click de button1 foi declarado nas propriedades deste botão como ClickBotao, e aqui declaramos que ele vai mostrar a janela PopIt.
Ajustando o início da aplicação
protected void start(){
myButton = (Button) findViewById(R.id.button1);
}
O botão reside em R.java, que declara todos os identificadores de controles:
Código Completo
package com.example.berna1;
//import android.app.Activity;
//import android.app.AlertDialog;
import android.app.*;
//import android.content.DialogInterface;
//import android.content.DialogInterface.OnClickListener;
import android.content.*;
import android.content.DialogInterface.OnClickListener;
import android.os.Bundle;
//import android.view.Menu;
//import android.view.View;
import android.view.*;
//import android.widget.Button;
//import android.widget.Toast;
import android.widget.*;
public class MainActivity extends Activity {
private Button myButton;
@Override
public void onCreate(Bundle savedInstanceState) {
super.onCreate(savedInstanceState);
setContentView(R.layout.activity_main);
}
@Override
public boolean onCreateOptionsMenu(Menu menu) {
getMenuInflater().inflate(R.menu.activity_main, menu);
return true;
}
protected void start(){
myButton = (Button) findViewById(R.id.button1);
}
public void ClickBotao(View v){
PopIt("Exit Application", "Are you sure you want to exit?");
}
public void PopIt( String title, String message ){
new AlertDialog.Builder(this)
.setTitle( title )
.setMessage( message )
.setPositiveButton("YES", new OnClickListener() {
public void onClick(DialogInterface arg0, int arg1) {
//do stuff onclick of YES
finish();
}
})
.setNegativeButton("NO", new OnClickListener() {
public void onClick(DialogInterface arg0, int arg1) {
//do stuff onclick of CANCEL
Toast.makeText(getBaseContext(), "You touched CANCEL", Toast.LENGTH_SHORT).show();
}
}).show();
}
}
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