sábado, 16 de abril de 2011

Afinal, para que serve um iPhone ?

Em que situação se deve comprar um iPhone ?

Como celular

Existem muitas outras opções mais baratas. Um iPhone é quase um computador, com jogos, utilitários, dicionários, GPS, etc. Suas capacidades são infinitas. Mas para efetuar somente chamadas telefônicas, compre um celular Nokia ou HTC ou Samsung. Não compre nem LG nem Motorola. E qualquer que seja o celular, não compre do tipo "soft touch" (toque na tela), pois em pouco tempo estragam e precisam de canetas, e você pode perder a caneta.

Como iPod

Ouvir música andando ou fazendo exercícios na academia é uma alienação e provoca uma distribuição errada da energia que o corpo precisa neste momentos. Compre um MP3 player. Ao ouvir música continuamente, a bateria vai embora, principalmente com o 3G ligado.

Como calculadora

Mesmo com o programa que simula a calculadora HP12c, é uma bobagem. O telefone vai ficar todo "batucado", pois você já usa para chamadas e como agenda.

Como player de jogos

Em uma tela de 10 polegadas, é uma besteira jogar. É preferível um playstation ou um desktop com uma placa de vídeo bem estupidamente acelerada.

Então que usos fazer ?

Bem, o iPhone com aplicativos é bom como:


  • Dicionário - Mesmo escrevendo no editor de textos, é bom ter o iPhone do lado, com vários dicionários;
  • Máquina fotográfica - A resolução é boa, e muitos celulares tem esta função;
  • Leitor de ebooks - Por vezes é preciso ler instruções em manuais e tutoriais mesmo se utilizando o computador, para não precisar abrir e fechar janelas;
  • Cliente de email - o iPhone proporciona um meio seguro de envio de emails, SMS e outros;
Aplicativos sérios

Para o caso de aplicativos para compra e venda, auxílio à logística e científicos, o desenvolvimento deve ser feito em uma ferramenta muito completa e complexa, o XCode. Sinceramente não aconselho a nenhum leigo fazê-lo. O ideal é utilizar aplicativos via Web, e até o GoogleDocs na modalidade planilha. A Apple deveria se preocupar em oferecer algo como um MiniAccess para que se pudesse dar ao iPhone um tom mais sério de serviço.

Como atestado de status

Ora, precisar de um celular e comprar um iPhone só para ostentação é uma estupidez sem tamanho. Cada aparelho com seu fim. Não se compra um aparelho com um sistema operacional baseado em Unix para apenas se usar 0,3 % de sua capacidade. Quem faz isto é burro.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

snowbreeze 2.5.1 e iOS 4.3.1

Passei o sábado migrando o iPhone 3GS da versão 4.3 "tethered" (que precisa de iBooty) para a versão "untethered" (totalmente autônoma).

Desta vez os autores do snowbreeze capricharam. Baixamos o iOS4.3.1 de restauração (extensão ipsw) e submetemos ao snowbreeze 2.5.1. Tal como a versão para 4.3, ele injetou o Cydia e confeccionou um sistema limpinho e pronto para ser restaurado pelo iTunes.



O roteiro é o mesmo dado em um post anterior deste blog: Snowbreeze e Jailbreak do iOS 4.3.


Pode fazer o procedimento que funciona redondo. Não existem recomendações. Apenas certifique-se que os servidores Apple não vão interferir com o iTunes, colocando as seguintes linhas no arquivo:


C:\Windows\System32\Drivers\etc\hosts


São elas:



74.208.10.249 gs.apple.com
74.208.10.249 phobos.apple.com
74.208.10.249 albert.apple.com






Não atualize o iOS do iPhone para 4.3.2

Se você é usuário de iPhone 3GS ou 4, não entre no iTunes para atualizar o sistema. AQliás, recomendamos nem entrar no iTunes. Utilize outros softwares como iPhone Explorer e assemelhados para atualizar músicas, aplicativos, etc.

A Apple, proclamando aos 4 ventos que faria do 4.3 um sistema impenetrável, com memória móvel, assistiu o seu 4.3.1 ser invadido em apenas duas semanas. Mesmo que saia o destravamento para o 4.3.2, se você está satisfeito com o seu sistema atual e ele está "untethered", fique como está e observe os acontecimentos.

Este monopólio hardware/software da Apple é uma coisa absurda, contra o consumidor.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

A inocência do comprador do iPad

Conversava na aula de inglês com os colegas, e um deles apresentou o iPad 2. Papo vai, papo vem, bonito prá cá, leve prá lá, beleza, funcionamento, e então a professora pergunta:

- Vai instalar o Kindle (leitor de ebooks) ?

Então o proprietário diz:

- Vou.

Eu entro na conversa:

- Você vai comprar, né ?

E o inocente proprietário:

- Tem que comprar ?

Eu disse:

- Claro, e na App Store.

E o dono:

- O que é isto ?

Estão vendo a ingenuidade ? Quem está comprando estes tablets da Apple, enganado por propagandas de beleza, funcionalidade e leveza, fora os apelos consumistas, não sabe que ele vem praticamente "pelado", igual ao iPhone. Então as pessoas compram e só notam uns dias depois que serão forçados a fazer compra de software. COITADOS.

CUIDADO: analise bem os prós e os contras antes de comprar um aparelho amarrado ao software.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Snowbreeze e Jailbreak do iOS 4.3

Coisa que demorei um pouco a entender foi que o iPhone 3Gs (excelente em relação até ao 4) podia também receber o iOS 4.0, 4.1, 4.2 e 4.3. O boot demora um pouco mais, no entanto o sistema é estável e aceita mais aplicativos a partir do Cydia e derivados.

Coloquei (por ignorância) o iOS 4.3. É quase a última versão, e não existe ainda o desbloqueio "untethered", como já dissemos em posts anteriores. O "bicho", depois do iOS 4.3, não volta (downgrade) para trás, senão pelo desbloqueio (jailbreak), mudança de firmware nas configurações, e novo processo com as ferramentas existentes (snowbreeze, greenpoison).

A procura do snowbreeze correto

O snowbreeze tem várias versões, e a correta para o iOS 4.3 é a 2.3b4. Anota aí. Ele precisa do iBooty versão 2.2. Este é o conjunto correto.

Anotou ? Não vai tentar outros não, pois nós penamos tentando. Guardamos este programa cuidadosamente e ainda gravamos em CD.

"Tretando" o sistema operacional

Procure na Internet o iOS 4.3 com o seguinte termo no Google:

iOS 4.3 firmware

Aproveite este artigo, porque o que tem por aí pode ser correto, mas não se destaca o importante, e nem se ajuda ao "infeliz" proprietário do iPhone a achar as coisas.

Este firmware é uma imagem do sistema operacional com boot, sistema de arquivos, drives de dispositivos, etc. Pode ser que você ache um já pronto, no entanto a ferramenta snowbreeze faz a "treta" no sistema original, da Apple mesmo.

O que o snowbreeze faz

Em rápidas palavras, ele "injeta" um boot que não depende do iTunes, e também inclui o Cydia, como se o usuário o tivesse feito. E com o Cydia, adeus "delírios" de Steve Jobs.

A "cara" do snowbreeze


Eis o "bichinho". Clique em OK:


 Feche esta tela clicando em "Close Credits".


Eis a tela que confirma a versão de iOS 4.3. Clique na seta com fundo azul, embaixo à direita:


Não use o link apresentado para baixar o sistema (IPSW), pois ele pode ter sido desativado. Já dissemos para você baixá-lo antes. Use o botão browse para selecionar o iOS que você já baixou. O programa vai identificá-lo:


Ele confere o firmware. Novamente chamamos a atenção para o fato de que não adianta tentar fazer esta versão forçar a identificação de versões anteriores do iOS. Você vai passar raiva atoa. Feita a identificação:


No caso do 3GS, escolhi "New-bootrom", que é um tipo de boot característico de modelos de 2009 para cá. Ele confirma, mais uma vez::


O programa é "prá lá" de bem feito. Clique na seta de fundo azul:


Use o "Simple Mode", pois é o mínimo para sermos felizes. Colocou o "Cydia", "tá ótimo":


Ele faz esta pergunta "boba". Quem não vai querer ativar ? Pressione o "Sim":


Começa a "festa". Ele extrai a imagem do sistema, que é um sistema de arquivos compactado, e vai tratá-lo. Eis o momento da libertação: Ele mostra a mensagem "Adding Cydia".


Sim, agora o CLIENTE, que comprou "a justo dinheiro" um aparelho, tem o direito de usá-lo em seu potencial, livremente, pegando produtos feitos para aproveitar as características técnicas que ele dispõe. Por que o CLIENTE não poderia usufruir de programas desenvolvidos pela comunidade que comprou e usa este Smartphone ? Existem numerosos pacotes no mercado, de desenvolvedores, mas a Apple quer exigir que eles se licenciem (na sua cabeça capitalista) e dêem participação aos seus cofres. Por que ?

Finalmente

domingo, 3 de abril de 2011

Jailbreak tethered e untethered do iPhone

Pelo fato de serem termos em inglês, e as explicações dos artigos da Internet deixarem muito a desejar, foi preciso ralar um pouco para saber a diferença.

As explicações deixam a desejar, porque os técnicos geralmente escrevem muito mal, ou se escrevem bem, são péssimos para passar o seu conhecimento.

Tethered

O termo em português mais próxima é uma gíria: "treta". O Jailbreak por este método exige que toda vez que a bateria vai a zero, ou você desliga totalmente o iPhone, ou reseta o aparelho, é preciso conectar o iPhone a um netbook ou notebook ou computador e rodar o programa:

iBooty

Nosso aparelho, por estar com o iOS 4.3 (um pouco mais recente) ainda roda por este método.

E por que é preciso dar o boot com auxílio de terceiros ?

Em um delírio de poder, a Apple não estava gostando e não gosta que seus clientes desbloqueiem o aparelho para usufruir da liberdade que as constituições nacionais dos países democráticos lhes dão. Ela acha que qualquer pequeno programa ou qualquer música colocada em seu aparelho deve ser paga. Como os aparelhos desta espécie são como qualquer outro, por um ou outro motivo, o sistema operacional pode ser perdido, e você pode precisar reinstalar tudo. Isto significa que vai ter que pagar por tudo de novo através da Apple Store. Compreenderam ?

E a cada versão estes delirantes ficam colocando mais dispositivos a prova de invasões, só que em vão, pois TODO e QUALQUER dispositivo pode ser invadido via software.

Untethered

Nesta modalidade, após a instalação, pode-se ligar e desligar o iPhone que, se carregada a bateria, ele funciona.